Crescimento do Conservadorismo Católico: Bolsonarismo, Olavismo, Propaganda e Marketing
Nos últimos anos temos visto o crescimento do Conservadorismo Católico. Este breve artigo visa expor como se deu parte do fenômeno, demonstrando que houve um número expressivo de atores (não limitados aos listados aqui) que se beneficiaram diretamente do Bolsonarismo para ganhar empuxo na Relevância Nacional e na consolidação do Conservadorismo Católico.
Nota Sobre a Metodologia
A análise se centrou exclusivamente na Busca Orgânica, com dados disponibilizados pelo Google. Nós sabemos que no Marketing Digital existem estratégias de trabalho de inúmeros canais que geram fluxo de atividade, isto significa que a inferência desse expressivo aumento dos atores citados certamente está subdimensionada, pois a busca orgânica representa apenas um aspecto mais ou menos indireto da atuação de cada um deles. Por isso, para os atores que atuam nas redes sociais, seguramente os aumentos de visibilidade foram certamente muito mais expressivos do que os captados pela Busca Orgânica – podendo concretamente ter havido um aumento 4, 5 ou mais vezes intenso -; entretanto ela já é suficiente para se avaliar a tendência do fenômeno.
Todos os dados são publicamente acessíveis através da plataforma gratúita do Google Trends.
Nota Sobre a Terminologia
Sobre a nomenclatura assumida
– Bolsonarismo: movimento político centrado nas figuras de Jair Bolsonaro e sua familia. Caracterizado pelo neoliberalismo, anti-petismo/anti-“esquerdismo” e pelo Conservadorismo.
– Olavismo: movimento político-filosófico centrado na figura do Olavo de Carvalho. Caracterizado pelo neoliberalismo, anti-petismo/anti-marxismo e e pelo Conservadorismo.
– Pauloricardismo: movimento político-religioso centrado na figura do Pe. Paulo Ricardo. Caracterizado pelo anti-marxismo e pelo Conservadorismo Católico.
– Conservadorismo/Conservadorista: perspectiva filosófica que rejeita a coexistência e/ou a adesão a questões e grupos contemporâneos ou minoritários, tanto no ambito ético, quanto no âmbito politico-social. Conservantismo/Conservantista.
Antes das Eleições
Anteriormente ao fenômeno do Bolsonarismo a internet possuia alguns produtores de conteúdo Conservadorista/Anti-Marxista. Dentre eles o Padre Paulo Ricardo, e o Olavo de Carvalho. Eles começaram o conteúdo anteriormente, passaram por um crescimento por volta de 2010-2015, depois entraram numa relativa estabilidade, até o ano de 2017.
O mesmo se deu com o Centro Dom Bosco, que, em linhas gerais, mantinha-se estável em sua presença online
Também Jair Bolsonaro, fora alguns picos de buscas online, relativos a notícias polêmicas mais pontuais, vinha numa razoável estabilidade
Durante as Eleições
Após 2017, com a entrada do ano eleitoral de 2018, o Bolsonarismo utilizou inúmeras fake news, pesadas propagandas online, utilização de robôs interação entre inúmeros outros métodos para um crescimento exponencial da sua presença na Internet (setas)
Ao compararmos também a volumetria (retangulos) de buscas sobre Jair Bolsonaro, percebemos um aumento muito substancial mesmo após o período eleitoral. A segunda onda é relativa às segundas eleições.
Neste exato período entre o final de 2017 e o início de 2018, conseguimos observar claramente um empuxo grande no naqueles conteúdos relativos ao Olavismo:
E também o mesmo empuxo presente no Pauloricardismo. Inclusive, comparando a volumetria (quadrado) antes e depois do empuxo fica claro o aumento expressivo de buscas relativos a ele.
O mesmo fenômeno é observado, por exemplo, no Centro Dom Bosco. Observar aumento de buscas e também a volumetria comparada.
Com essas dinâmicas, podemos concluir que houve uma preparação de conteúdo correlato (Conservadorismo, Anti-Marxismo, Anti-Petismo, etc…) que serviu de estofo para a chegada do Bolsonarismo, que se beneficiou e beneficiou o Bolsonarismo através da Busca Orgânica. E que o Bolsonarismo retroalimentou estes geradores de conteúdos que estavam alinhados com ele.
Além de retroalimentar as plataformas de Conteúdo Conservadorista, houve outras figuras que apareceram como apoiadores circunstanciais: não possuíam conteúdo direto relevante até o Bolsolavismo e o Pauloricardismo aparecerem com toda a força, porém, durante o período de eleições, posicionaram-se ao lado do Conservadorismo.
Conseguimos perceber também o empuxo que elas receberam pela aderência sócio-política.
Frei Gilson, que não possuía relevância nas buscas
Irmã Kelly Patrícia, que vinha com um histórico incongruente, mas que sofre alguns aumentos repentinos durante o período crítico eleitoral
Padre José Eduardo, que vinha com busca irregular. Comparar aumento no período crítico e consistências de volumetria (quadrados).
Nos casos da Irmã Kelly Patrícia e do Padre José Eduardo é possível observar um empuxo do influxo, ainda que não seja tão acentuado quanto o do Frei Gilson.
Com esses dados é possível constatar que, além de produtores de conteúdos anteriores ao Bolsonarismo, que serviram de estofo de conteúdo e foram retroalimentados, houve o surgimento de novos produtores de conteúdo alinhados ao Bolsolavismo/Conservadorismo que se beneficiaram do mesmo empuxo.
Após as Eleições
Após as eleições, a máquina de fake news, de difamação, de marketing político do Bolsonarismo não parou. Quer seja por conta da Propaganda Política, mas depois por conta da Pandemia.
Também Plataformas de Conservadorismo começaram a ganhar mais força, tanto por conta da bolha de conteúdo Conservadorista, quanto por conta de Anúncios Pagos, com crescimento muito grande.
Lúmine
Minha Biblioteca Católica
A Fé Explicada (comparar aumento e padrão de volumetria)
Brasil Paralelo (comparar padrões de crescimento e volumetria)
Além destas plataformas, se analisarmos todo o período do Pauloricardismo, do Olavismo e dos outros atores (que estão relacionados com as mesmas), podemos perceber o empuxo cada vez maior, fruto do conteúdo, da propaganda e da retroalimentação do Bolsolavismo e do Conservadorismo.
Frei Gilson
Irmã Kelly Patrícia
Padre Jose Eduardo (observar ascendência e padrão de volumetria)
Padre Paulo Ricardo
Olavo de Carvalho. Ao observar o gráfico vemos um grande empuxo pós-eleição (que fica maquiado pelo evento do falecimento dele, o ápice das buscas). Depois de um período as buscas sobre ele diminuiram (talvez porque ficou convalescente).
Considerações Finais
A ideia não é ser um artigo extenso, mas um artigo de apresentação de dados públicos, que falam por sí se o contexto é conhecido.
Haveria muitas outras coisas a serem consideradas, inclusive a análise de outros atores (IPCO, Arautos do Evangelho, etc…); bem como o detalhamento da participação individual. Além disso, como explicito abaixo, a análise das Redes Sociais nos traria a volumetria precisa – dado que esta volumetria está substimada -; entretanto esse trabalho seria homérico e foge das minhas possibilidades como leigo trabalhador.
Todavia, se assumirmos que os conteúdos estão correlacionados – como sabemos que estão -: Pauloricardismo, Olavismo, Bolsonarismo; Conservadorismo; E que os atores apresentados possuem relação de conteúdos (como de fato possuem), fica claro que:
- Alguns criaram estofo para o Bolsonarismo e que o Bolsonarismo os retroalimentou, numa simbiose evidenciada pelo aumento expressívo pós-eleições Bolsonaristas.
- Alguns que sustentaram um discurso em consonância com o Bolsonarismo (quer seja pelo conservadorismo, pelo negacionismo, pelo anti-marxismo, etc) “surfaram na onda” do Conservadorismo gestada e sustentada pelo Bolsonarismo e aumentaram a sua projeção.
- Por isso todos foram grandemente beneficiados desde 2018 e estão se beneficiando imensamente até hoje. Hoje, de forma especial, todos estão extremamente engajados através da Propaganda ou da Relação com Plataformas de Conservadorismo Bolsolavista: Lumine, Minha Biblioteca Católica, A Fé Explicada, etc.
Evidências Adicionais
Como evidências adicionais que é precisamente pelo apoio ao Bolsonarismo que há o empuxo de determinados atores, temos o Carlos Nougué, por exemplo, que em 2018 estava no meio Conservadorista demonstrando apoio público – inclusive fez campanha – para Bolsonaro. Mas em 2022 afirmou que se absteria de fazer campanha.
Claramente um aumento esperado durante a campanha e a “sintonia”; com a subsequente diminuição esperada na próxima campanha.
Alguém poderia ainda simplesmente afirmar que houve apenas um aumento do Catolicismo, independente do Conservadorismo. Realizar uma analise dessas exigiria um ou mais artigos, mas se esse fosse o caso a busca de dois atores distintos, mas ambos católicos, deveria revelar aumento similar. O que não ocorre.
Comparação entre Padre Zezinho e Padre Paulo Ricardo
Embora a volumetria de buscas do Padre Zezinho fosse acachapante em relação ao Padre Paulo Ricardo, à partir de 2018 ela entra em franca diminuição, enquanto o Padre Paulo Ricardo entra em visível ascensão demonstrando que não se trata apenas de aumento de Catolicismo, mas sim de um tipo específico de Catolicismo com Conservadorismo, conforme evidências todas acima.
Buscas por “O Catequista”
Presumivelmente os picos em todos os anos no mês de Agosto se dá por conta do Mês Vocacional, em que há aumento das buscas. Entretanto, ignorando-se os picos é possível perceber claramente que há até mesmo uma diminuição nas buscas e também na volumetria (retângulos). Provavelmente porque ele não estava diretamente relacionado ao conteúdo sobre o Bolsonarismo, Olavismo, Pauloricardismo e afins.
Por fim, extrapolando o contexto analisado, é presumível que, por questões políticas, esteja havendo a transferência física de fiéis do Catolicismo para o Catolicismo especificamente de grupos Conservadoristas, como efeito colateral dos números apresentados no ambiente Digital.
Clemente Santiago